terça-feira, 24 de maio de 2011

Começou o processo de indicação das obras do ensino médio.


Começou em 23 maio, o período de indicação dos livros didáticos que serão utilizados nos próximos três anos, em todo o país, por estudantes do ensino médio. Professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas públicas têm prazo até 12 de junho para fazer a escolha, pela internet.

Este ano, serão selecionados títulos de português, matemática, física, química, biologia, geografia e história. A novidade é o fornecimento de livros de língua estrangeira (inglês e espanhol), filosofia e sociologia. Pelas previsões, serão adquiridos 75 milhões de exemplares para atender oito milhões de estudantes.

Para auxiliar a escolha, os professores podem consultar o Guia do Livro Didático, que contém o resumo das obras. A indicação deve ser feita pela internet, na página eletrônica do FNDE.

Fundamental
— Além dos exemplares para o ensino médio, o governo federal vai enviar às escolas públicas 65 milhões de livros de reposição para o ensino fundamental. No total, serão adquiridos este ano 140 milhões de exemplares para uso a partir de 2012.

Dicas importantes a serem consideradas na escolha de um livro didático:

  • Realizar reuniões coletivas, visando uma ampla discussão sobre a realidade da escola, o perfil dos alunos e dos professores como elementos balizadores para a escolha do livro didático mais adequado.

  • Realizar reuniões por área de conhecimento, com o objetivo de estudar o Guia do Livro Didático e suas diversas resenhas sob o prisma da Proposta Pedagógica da escola.

  • Estrutura pedagógica clara e consistente, que proporcione um aprendizado completo, conforme os níveis exigidos nas avaliações nacionais, como o Enem e regionais como o Proeb e o , Paae.

  • Valorização dos conhecimentos prévios dos alunos, por meio da interação do professor com a bagagem cultural do estudante, fazendo com que se perceba como agente do conhecimento.

  • Competência leitora desenvolvida a partir da leitura e da interpretação de textos específicos de cada disciplina, fundamental em todas as avaliações nacionais e internacionais, como o Enem e o Relatório Pisa.

  • Temas transversais abordados de forma integrada aos conteúdos. A reflexão sobre atitudes e valores contribui para a formação de alunos conscientes e capazes de tomar decisões e de interagir ativamente com o meio em que vivem.

  • Programa de atividades completo e diversificado, que desenvolva diferentes tipos de habilidades e competências para tornar as aulas mais dinâmicas e produtivas.

  • Manual do professor que funcione como um diálogo direto com o autor e a editora, com sugestões de aplicação e orientações que facilitem o planejamento pedagógico e o dia a dia em sala de aula.

  • Utilização de recursos digitais de aprendizagem e avaliação que favoreçam uma prática pedagógica prazerosa e que incentiva a participação e o espírito crítico.